Roda de Saberes: Jornalismo, história e literatura em pauta
por Bruna Rodrigues
|
Foto Bruna Rodrigues |
A diversidade do jornalismo foi pauta na Roda de Saberes, que aconteceu na última quarta-feira (24), no auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas( PAT). A discussão contou com a presença dos professores do curso de Jornalismo da UFRRJ Rejane Mattos Moreira e João Paulo Malerba e do jornalista e historiador Maurício Barros de Casto.
A obra de Barros serviu de inspiração para o debate a respeito de outras formas de se fazer jornalismo, além do Hard News, a notícia instantânea do cotidiano. Autor de textos que misturam a narrativa historiográfica e a escrita jornalística, Maurício escolheu as revistas para exercitar o jornalismo, com algum viés literário:
– Gosto de unir no texto um pouco de história e um pouco de jornalismo, juntar o gostinho de um e do outro- comentou o escritor.
Dentre os trabalhos apresentados pelo convidado esteve a reportagem O verde que virou história, publicada na revista National Geography, e os livros Zicartola e Capoeira. Barros explicou a diferença entre a história e o jornalismo e discutiu as narrativas etnográficas.
– A grande diferença entre a prática jornalística e a histórica é o tempo- defendeu.
A professora Rejane Mattos Moreira também discutiu o papel da história e a presença dela nas práticas e obras jornalísticas:
– A história não está para explicar nada, mas para ensinar- disse a professora.
A roda transcorreu em um clima de questionamentos e descontração e terminou com a exibição de um vídeo e perguntas dos estudantes
Entra na roda com a gente
A Roda de Saberes é um projeto do curso de Jornalismo que tem como objetivo promover discussões a respeito da práxis jornalística, dentre outros assuntos. Mediadas pela professora Rejane Mattos Moreira as conversas, geralmente, contam com a presença de convidados especiais. As últimas rodas tiveram como temática a fotografia e o jornalismo de revista.